top of page
Tim Merel
5 de Abril de 2016
AR entrepreneurs don't need to reinvent the virtual wheel. They get to augment it. 
Nestas fases iniciais de grande transformação e evolução, o modelo de negócios é difícil definir.
No entanto, podemos perspectivar que cerca de 80% das receitas geradas serão feitas através de vendas de hardware, vendas através de e-commerce, vendas de pacotes de dados/voz e despesas em publicidade.

Artigos

13/01/2016

21/11/2017

08/08/2016

Nesta fase inicial, investir em hardware é sem dúvida a melhor estratégia. As vendas de hardware podem, num futuro próximo, constituir cerca de 40% das receitas. Isto faz com que o modelo de negócios a seguir passe por aqui, pelo que ignorar este aspecto não é uma opção para uma grande empresa ou até mesmo para empresas em crescimento neste sector.
No que toca a vendas feitas através de e-commerce, perspectiva-se que em 2020 possam representar cerca de 20% das receitas provenientes da AR. Empresas como Ebay, Amazon, entre outras, vão poder vender os seus produtos de uma maneira diferente, mais interactiva e com maior proximidade com o utilizador.
Um dos aspectos mais importantes referentes à AR é a mobilidade. Assim, torna-se imprescindível o acesso a pacotes de dados/voz já que o acesso a uma rede Wi-Fi nem sempre é possível.
O Youtube estima que cada frame de vídeo 360 exige 4 a 5 vezes mais largura de banda que um vídeo tradicional e com um crescimento anual de receitas menor de 2%, as receitas provenientes do uso da rede móvel para fins relacionados com a AR, podem fazer disparar os lucros das empresas de telecomunicações.
Este é um aspecto importantíssimo para o crescimento e evolução desta tecnologia, pois o investimento será avultado.
A publicidade é outro meio a ter em conta. A AR torna possível a imersão num mundo bastante interactivo e isto fará com que apareçam novos formatos de publicidade, novas maneiras de vender revolucionando assim a maneira como é feita a publicidade nos dias que correm. É portanto natural que o gasto em publicidade num meio imersivo como este seja substancial.
Empresas publicitárias podem lucrar bastante com esta mudança de paradigma, uma vez que um terço do mercado publicitário passa por anúncios nos dispositivos móveis e na internet.  
bottom of page