top of page
28 de Outubro de 2017
Ari Grobman, CEO da Lumus
It's safe to predict that AR headsets will be part of the future.
O mercado deve funcionar de forma a responder às necessidades da sociedade com uma solução prática.
Existem empresas que se dedicam a encontrar soluções, com recurso à realidade aumentada, para a indústria.
Estas soluções passam por criar aplicações que visam maximizar a produtividade e fornecer um acesso rápido e fácil à informação.

Empresas que prestam este tipo de serviços

Existe uma grande variedade de produtos que usam realidade aumentada, ainda que a maior parte deles se concentre maioritariamente em HMDs.
Existem planos para o desenvolvimento de outros dispositivos e o investimento tem crescido exponencialmente por se tratar de área com grande futuro em que a margem de progressão é enorme.

Alguns dos produtos disponíveis no mercado

A Upskill é uma destas empresas e presta os seus serviços a empresas como General Electrics, The Cocacola Company, Jabil, Boeing, entre outras.
Um dos seus objectivos é tornar-se na principal plataforma de desenvolvimento de Smart Glasses, independentemente da marca. 
O CEO da Upskill, Brian Ballard, acredita que quando uma empresa investe tempo e recursos numa aplicação que usa realidade aumentada, não quer necessariamente ficar presa a uma determinada marca de Smart Glasses. A Upskill quer criar uma base que permitirá qualquer empresa mudar de dispositivos visuais sem ter que redigir todo o código da aplicação.
A Augment é outra empresa que oferece soluções, com recurso à realidade aumentada, no ramo de arquitectura, marketing, design e e-commerce.
Ao contrário do que acontece com a Upskill, aqui não é preciso um headset e a sua aplicação está disponível para Android e iOS.
A ideia é pegar em qualquer tipo de objecto 3D - seja um frigorífico, um motor composto por centenas de componentes ou até mesmo uma planta de um apartamento - rodá-lo, colocá-lo em qualquer lugar no espaço em que nos encontramos ou até mesmo separar as peças que o compõem. Desta forma, os objectos podem ser manipulados, editados e dimensionados para qualquer situação. Há depois a hipótese de partilhar a experiência. 
bottom of page