top of page
9 de Fevereiro de 2017
Tim Cook, CEO da Apple
AR is that big. It's huge. I get excited because of the things that could be done  that could improve a lot of lives and be entertaining

25/10/2016

Artigos

Num futuro é certo que a RA vai evoluir, não só a nível tecnológico, mas também em áreas em que a sua exploração pode melhorar o dia a dia do cidadão comum.
Sem mexer a cara, os olhos têm uma amplitude de visão de cerca de 150 graus na horizontal e 120 graus na vertical. O que significa que o ecrã necessita de cerca de 720 milhões de píxeis para cobrir o campo visual. Para aumentar a experiência e imersão há que aumentar a largura de visão dos dispositivos.

Evolução Tecnológica

Bandwith Demand
Wireless
Uma das preocupações nesta área é diminuir o atraso, uma vez que este faz diminuir a experiência de imersão do utilizador. Como resposta, está a ser desenvolvida uma tecnologia para as redes wireless chamada a millimetre wave, que trabalha num espectro de altas bandas de frequência.
Mobility
Muitos dos dispositivos, que tornam possível a RA, ainda são muito pesados para utilizarem a cabeça do utilizador como suporte, assim, problemas como a luminosidade e contraste com o ambiente de fundo precisam de ser melhorados, principalmente quando se trata de ambientes outdoors. Estudos têm sido feitos para melhorar este aspeto recorrendo a laser-powered-displays.
A perceção de profundidade é um dos aspetos fundamentais na tecnologia da realidade aumentada, como tal, terá que se manter atualizada.
Depth Perception
Data Density
A RA é uma tecnologia que consome muita memória, pois cada vez há mais informação a ser gerada. Assim, sendo, é necessária uma boa gestão da informação a ser armazenada.

Áreas a Explorar

O Turismo é um sector que pode tirar muitos frutos da realidade aumentada. A hipótese de obter informações enquanto exploramos a cidade, ouvir ou ler histórias do monumento em questão ou até mesmo imergir no passado, em tempo real, é uma ideia empolgante. É também possível criar a experiência de visitar monumentos históricos, eventos, miradouros de outras partes do mundo a partir do conforto da nossa casa.
Turismo
A realidade aumentada pode e vai desempenhar um papel importante a preparar e proteger as forças armadas. Durante muitos anos, aviões militares e helicópteros usaram HUD e HMS para sobrepor gráficos vetoriais à visão do mundo real. Além de fornecer informações básicas de navegação, esta tecnologia tem a capacidade de detetar alvos no campo de visão do piloto e direcionar as armas para estes. Ou seja, se o HMS do piloto estiver conectado com a aeronave, o piloto pode apontar a arma simplesmente olhando para o alvo. Outro exemplo, passa por usar RA para sinalizar e distinguir civis de inimigos com cores diferentes de forma a minimizar baixas. Pode ser usada também para a deteção de bombas.
Medicina
A RA vai ter um grande impacto no diagnóstico e tratamento de pacientes nos próximos anos. O investimento no desenvolvimento e inovação tecnológica de aplicações relacionadas com a saúde tem sido crescente e grandes empresas como a Apple e a Google já adquiriram várias health tech companies. A realidade aumentada possibilita uma abordagem eficiente a nível de tempo e mais resiliente a erros. Imagine-se que a informação do paciente aparece sem se ter que perder tempo a pesquisar na base de dados, ou a possibilidade de fazer o mapeamento do corpo de qualquer indivíduo para uma cirurgia sem se ter que estar com todos os scans de raios X ou TACs. Estas são algumas das muitas aplicações que a exploração da RA pode trazer.
Militar

A RA pode complementar um currículo padrão de ensino. Elementos como textos, imagens, vídeo e áudio podem ser sobrepostos à visão em tempo real do aluno. Pode ainda permitir uma aprendizagem à distância, na qual alunos ou professores que não estejam no mesmo local físico possam interagir no mesmo ambiente.

Os estudantes podem simular reações químicas sem o perigo da reação real. Ler livros com informação em 3D, como gráficos e figuras que estimulam a aprendizagem do aluno.

Em suma a RA torna a aprendizagem num processo ainda mais interativo e mais apelativo.

Educação
Se a informação que o condutor procura estiver sobreposta no vidro frontal do veículo ou sobreposta ao percurso da estrada, em vez de estar presente apenas no smartphone, pode reduzir o número de acidentes rodoviários. A deteção de acidentes antes de estes ocorrerem também é um dos pontos fortes da RA comparativamente ao olho humano. A Tesla, a BMW e outras marcas estão a desenvolver e implementar esta ideia.
Transportes

08/2017

bottom of page